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Gestão de Marketing

4 conceitos básicos da gestão de marketing

Qualquer empresa pode conquistar um mercado, quando se propõe a fazer um planejamento de marketing criativo, eficiente e que atenda a necessidade de seu público-alvo.

Muitos empresários ainda acreditam que para melhorar os resultados da sua empresa é preciso divulgar em um milhão de redes sociais e em todas as mídias que aparecem na sua frente. Alguns também defendem que somente as empresas que têm mais recursos financeiros conseguem se manter no mercado e que não é possível concorrer com as grandes.

Só que não é bem assim. Qualquer empresa pode conquistar um mercado, quando se propõe a fazer um planejamento de marketing criativo, eficiente e que atenda a necessidade de seu público-alvo.

Nesse artigo pretendemos compartilhar alguns dos conceitos básicos da Gestão de Marketing que fazemos para os nossos clientes aqui da Artwork Criação. 

1. Pesquisa de mercado

Como sempre, na vida, a primeira coisa a fazer é estudar. É de extrema importância conhecer bem o mercado em que a empresa está inserida. Com uma boa pesquisa é possível mapear informações de mercado e público-alvo que proporcionam diversos insights para comunicação com o nicho selecionado. 

2 – Definição de objetivos e metas

Além disso, ao elaborar um planejamento de marketing, é preciso estabelecer objetivos e metas tangíveis que alinhem o que é esperado, o mínimo e o case de sucesso.

3 – Definição de ações 

Aqui entramos com o nosso plano de ação, buscamos definir como alcançaremos as metas propostas, através de um passo a passo detalhado e um cronograma com prazos em cada etapa. 

4 – Monitoramento 

Acompanhar se as ações estão sendo realizadas da maneira correta é outra etapa muito importante na concepção de seu planejamento de marketing. Realizar esse controle permite avaliar se os objetivos estão sendo atingidos e, se necessário, ajustar as abordagens para melhorar os resultados. 

Vale a pena destacar que esse acompanhamento deve levar em consideração diferentes tipos de indicadores para medir a eficácia das estratégias. Os indicadores podem variar de acordo com o seu objetivo.

A Gestão de Marketing é um trabalho que exige muito estudo e dedicação, e é um ciclo que se repete constantemente, mas mesmo que você não seja um especialista, você pode fazer o básico no seu dia a dia e otimizar os resultados da sua empresa com esses pequenos conceitos. 

E, quando você estiver pronto, fale com a gente para ampliar e otimizar o seu resultado. Somos uma equipe de criativos, atuando no mercado desde 2010.

Para saber mais sobre nossos serviços deixe um comentário ou nos chama nos Whatsapp: (19) 99635 6185

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Como não errar nas redes sociais

10 dicas de como aumentar os resultados reais da sua empresa por meio das redes sociais.

Se tem uma coisa que praticamente toda empresa tem é um perfil em pelo menos uma rede social, pode até se dizer que hoje em dia criar uma conta no instagram é praticamente o primeiro passo para se abrir uma empresa. Mas e depois? 

Pensando em te ajudar nessa jornada, separamos dicas importantes pra te ajudar nessa empreitada, o primeiro passo:

1. Defina um objetivo

Porque você está abrindo uma conta no instagram?

Não, vender mais não é um objetivo, todo mundo quer vender mais, seja o cara com megafone no centro da cidade ou a Coca Cola com o comercial de Natal.

Então como definir um objetivo? Pense em responder às seguintes perguntas, porque você está abrindo uma conta no instagram? No que isso pode te ajudar? 

Um bom exemplo de objetivo de comunicação de redes sociais seria algo mais ou menos assim: 

Criar um canal de vendas onde o público-alvo __________ possa conhecer os seguintes produtos ou serviços: ____________, além de criar um relacionamento com potenciais clientes, nos apresentando como uma empresa _________.

2. Faça um Planejamento

Outro grande erro das pequenas empresas é não ter um planejamento claro do que irá fazer. E quando eu falo em planejamento eu não estou falando apenas de ter um calendário com conteúdo, horário e quantidade de posts. Essas decisões são importantes mas não são a parte mais importante. Você se lembra do primeiro passo? Ter um objetivo claro em cada categoria de post é decisivo no seu resultado. Infelizmente, jogar todo o seu conteúdo ali e rezar para o melhor não tem se mostrado a melhor estratégia no mercado. Então sempre pensar, porque estou fazendo este post e como ele irá me trazer resultados.

3. Falar, falar, falar… e não escutar

Gente, olha o nome do título: Redes Sociais

O que são redes sociais? São canais onde empresas e pessoas podem socializar, conversar. E por mais que isso represente uma ótima oportunidade para sua empresa divulgar todos os seus serviços e produtos, é também um canal onde o seu cliente em potencial tem voz para te dizer o que ele espera da sua empresa. 

4. Não aceitar comentários negativos

Ai que cliente chato, só reclama! Como o objetivo da Artwork é trazer resultados reais, nós estamos sempre bem atualizados com o dia a dia de nossos clientes. Desde a análise real das vendas ao relacionamento que o atendente do caixa tem com o cliente. E é praticamente unânime, nenhum deles gosta de receber reclamação. Já a gente? A gente adora! Reclamações são uma fonte de oportunidades, é a forma mais clara que uma empresa tem para saber o que fazer para vender mais. 

Quer aumentar as suas vendas? Analise seus comentários negativos!

5. Falar X, Fazer Y

Outro grande problema dentro de empresas é a falta de alinhamento entre as diferentes formas de comunicação, isso pode gerar vários desentendimentos entre os clientes e até experiências negativas, por isso conversas alinhadas, planejamento incluso, e claro, a identidade visual alinhado entre todos os canais, é muito necessário. Imagina que chato, Seu instagram todo brincalhão, seu site uma seriedade? Na sua rede social você é legal e o atendente do caixa é mau educado? Probleminhas né.

6. Fazer por fazer

Além de reforçar os pontos de cima, você fazer um post sem entender o real motivo dele é um desperdício de tempo. Entender a razão do que te leva a fazer aquele post, te ajuda a falar a linguagem do seu cliente, no ambiente do seu cliente e na hora que seu cliente está querendo ouvir. Se não você arrisca ter um baita trabalhão criando um conteúdo legal, pra quem nunca vai gastar um centavo com a sua marca

7. Repetir conteúdo dos outros

Não estou falando mal das trends gente, mesmo porque se não fosse coisa boa não virava trend. Na verdade fazer é até um ótimo conteúdo para entrar no seu planejamento. O problema é quando você faz sem entender o que essa ação traz de valor para você e seu cliente, ou pior, quando todo o seu conteúdo é igualzinho aos outros mil perfis que o seu cliente está seguindo.

8. Focar apenas em ganhar seguidores

Você lembra do primeiro passo? Vender mais é um objetivo muito amplo para colocar como objetivo das redes sociais, mas ele é o objetivo final de todas as ações da sua empresa. Então me responda, como que ganhar seguidores vai fazer a sua empresa ganhar mais dinheiro? A única forma dessa resposta ser positiva é se esses seguidores forem também clientes em potencial, e não apenas números.

9. Esquecer quem é o seu cliente

É engraçado, mas é um dos erros mais comuns que a gente vê por aí. Vender um produto que toda empresa quer, além de você tem mais um monte de empresa vendendo exatamente a mesma coisa que você. Então me responda, que valor você traz para seu cliente? Porque o seu cliente vai comprar com você e não com seu concorrente. 

Conhecer o seu cliente é o passo mais importante para uma comunicação pessoal e relevante

10. Não medir resultados

Sua empresa conseguiu pensar em tudo até aqui, fez posts maravilhosos, seus clientes estão felizes, suas vendas aumentaram. Tudo lindo. Mas me responda, você sabe me dizer exatamente porque elas aumentaram? Quanto aumentaram? Você bateu as suas metas? Pera, tinha que ter meta? Sempre!

Medir os resultados das ações te ajuda a descartar o que não dá resultado, além de oportunidades de investimento para crescimento. 

Planejamento, Consistência e Análise, no final tudo se resume a isso, e se você manter essas dicas sempre em mente, sua marca tem muito mais chances de prosperar em um mercado que fica cada vez mais competidor, mas não se engane, o trabalho duro quem vai fazer é você, infelizmente não existe fórmula mágica.

Uma opção? Você se concentra em fazer o seu produto ou serviço de forma excelente enquanto uma agência de publicidade, como a Artwork Criação, que tem muita experiência e conhecimento real da área cuidam da sua comunicação da sua marca! 

Ficou alguma dúvida? 

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Confira meu Portfólio:

Copacabana Bar: Identidade visual (Austrália)

Sendo a representação máxima de uma empresa, a logo é a responsável pela imagem de identificação e associação do consumidor em relação a sua marca. Junto com os materiais de Identidade Visual, os materiais podem definir o posicionamento da marca no mercado e a relação que o consumidor espera da mesma.

Informações:

Cliente: Copacabana Bar (Austrália)

Objetivo: Criação de uma identidade visual para uma bar restaurante em Sydney
O projeto inclui diversos materiais de Identidade Visual, como a criação da Logotipo, Cartão de Visitas, e outros.

Finalização do Projeto: 2021

Mais materiais:

Manual de Identidade

3 razões para sua empresa se posicionar bem nas redes sociais 

“Quem não é visto, não é notado”

Como já dizia o ditado popular, é preciso se expor para ter presença. E isso não é diferente com a divulgação de marcas e produtos, se sua empresa não é vista, se seus cliente não veem seus produtos e serviços, ela não será lembrada.

Com as Redes Sociais sendo parte do dia a dia de quase toda população mundial, ela se torna, também, um dos principais meios de comunicação e mídia da sua empresa com o seu público-alvo. Segundo pesquisas, mais de 1 bilhão de pessoas utilizam as redes sociais e os brasileiros estão no grupo dos que mais acessam as mídias. Com todo esse poder de influência, não basta apenas ter um perfil no facebook ou instagram, é preciso que o conteúdo seja coerente, de qualidade e que traga resultados positivos para sua empresa, e benefícios para o seu público-alvo.

Por isso trazemos no artigo de hoje 3 razões para sua empresa se posicionar bem nas redes sociais: 

1. Promove uma boa reputação para a sua marca. 

O desejo de dar opiniões sobre produtos e serviços é citado por 68% dos usuários de redes sociais, segundo pesquisa da Nielsen, provedora global de informações e insights sobre consumidores. 

Por isso, construir uma imagem dos seus produtos e serviços alinhados aos objetivos da marca e abrir um canal de comunicação para que os usuários tenham acesso a avaliações, descrição dos produtos e links de direcionamento eleva a credibilidade de uma empresa.

2. Ajuda a entender como o público em geral enxerga a sua marca e produtos

Ter conhecimento sobre o que os consumidores pensam dos seus produtos e serviços traz uma grande vantagem, já que através dos dados e métricas obtidas das redes, podemos medir facilmente o que está tendo ou não retorno, otimizando o investimento da empresa e transformar o que não traz resultado.

3. Traz um bom relacionamento com o cliente

Ter um bom canal de comunicação e interação com o consumidor se tornou imprescindível na experiência dos usuários. É importante que esta ação de comunicação e marketing garanta fácil acesso ao consumidor na resolução de problemas e que o atendimento seja rápido e eficiente, para que suas vendas aumentem.

Legal, mas e por onde começar? 

Um bom Gerenciamento de Marketing criado por profissionais da área pode trazer um conteúdo de qualidade que contemple os interesses dos seus clientes e te ajude nessa missão com as mídias sociais. 

Uma boa opção é contratar uma empresa que faça essa gestão para que você possa se concentrar na qualidade do seu produto. 

Envie uma mensagem pra gente e agenda uma reunião pra definir o melhor para a sua empresa

Pra começar a fazer o seu, é só enviar uma mensagem pra gente!


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Confira meu Portfólio:

Dr. Fabiana Ribeiro: Site

Com a função de “vitrine virtual” , a criação de um site tem o objetivo de divulgar informações aos internautas. Ele aumenta a visibilidade na internet, credibilidade e profissionalismo. Além de auxiliar na vendas e no relacionamento com o cliente.

Informações:

Cliente: Dr. Fabiana Ribeiro Advocacia

Objetivo: Site informativo do Escritório de Advocacia

Finalização do Projeto: 2021

Link para site: Clique aqui

Mais materiais:

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Internas de Serviços e Notícias
Página de Notícias
Página de Contato

Laura Teixeira Advocacia: Vídeo Comercial

A publicidade digital é uma das formas mais eficientes atualmente, mas no meio de uma grande poluição visual, se destacar na arte com um audiovisual de qualidade é o que pode fazer a diferença para sua marca. Desde animações até edições de vídeo, nós desenvolvemos artes que tem como objetivo fortalecer a sua marca e representar os seus valores.

Informações:

Cliente: Escritório de Advocacia Laura Teixeira

Peça: Animação de Vídeo Comercial

Objetivo: Incentivar possíveis clientes a entrarem em contato com o escritório para tirarem dúvidas jurídicas e gerarem um primeiro contato

Veículos: Whatsapp, Site, Youtube, redes sociais

Finalização do Projeto: 2021

VEJA O VÍDEO:

Quintal Pub: Gerenciamento de Marketing Digital

Mais do que nunca a comunicação da sua empresa pode te deixar mais próximo ou mais distante do seu cliente. Um Gerenciamento de Marketing Digital engloba toda a sua comunicação digital, desde o visual das suas redes sociais, até as palavras usadas nos textos. Com estudos de mercado e análise de dados, nós encontramos oportunidades, criamos estratégias, fazemos campanhas e trabalhamos sempre para bater as metas e desafios!

Informações:

Cliente: Quintal Pub

Objetivo: Gerenciamento da Comunicação da Empresa no Digital, incluindo Redes Sociais, estratégias e outros. Criando artes e textos de divulgação da empresa, seus serviços e seus valores

Início do Projeto: 2021

Links para Projeto: Facebook, Instagram, Google Meu Negócio

Porque sua empresa deve ter um site?

Credibilidade, visibilidade e funcionalidade são apenas alguns dos benefícios que um site traz para sua empresa


Nem precisamos começar esse artigo dizendo o quanto a internet esta presente na vida das pessoas né?! E se sua empresa vende pra pessoas, estar presente na vida delas é uma necessidade para qualquer empresa que queira crescer. 

E com toda essa presença online das marcas, inclusive dos seus concorrentes, as informações apresentadas online e de fácil acesso mudaram o modo como as pessoas decidem suas compras e como veem o posicionamento de uma marca. E, enquanto antes a vitrine era o que chamava a atenção e posicionava sua marca, hoje o site faz esse papel

E os benefícios de se ter um site vão muito além disso:

1. Presença nos buscadores:

Sabe aquele ditado: Quem não é visto não é lembrado?

Pois bem, sua empresa pode oferecer um super produto e o melhor atendimento de mercado, mas se as pessoas não a encontram, fica difícil alcançar os objetivos. Ao ter um site de qualidade e com uma estrutura feita voltada para otimizar o resultado nas buscas, como o Google, o seu site tem maior chance de se destacar entre seus concorrentes e o seu produto alcançar o público-alvo com maior chance de compras

2. Comunicação com o público

Além de trazer novos clientes, um site também se comunica com os que já conhecem a marca, apresentando informações importantes e outros possíveis produtos que esse cliente pode ter interesse. Além de abrir um canal de comunicação rápido e pratico, como:

– Atendimento ao cliente com chat online 
– Publicar conteúdo e material sobre informações de interesse de seus clientes
– Criar uma central de relacionamento com dúvidas frequentes

3. Credibilidade

Comparando o site com a vitrine de uma loja, credibilidade é um dos maiores benefícios que um site pode trazer para sua empresa. Criar um site de qualidade é o mesmo que investir na estrutura ou loja da sua empresa, porém no mundo online. Imagina você andando em um shopping, você entraria naquela loja com uma vitrine bagunçada e o interior sem design nenhum? Contratar uma empresa de qualidade para fazer o seu site, como a Artwork Criação, é o mesmo que investir na vitrine e na estrutura da sua loja física. 

Pois a questão vai além de se ter um site, é necessário que ele seja acessível e funcional, com uma plataforma otimizada para que os usuários tenham a melhor experiência possível.

4. Aumentar vendas/expandir negócios

Seja qual for o objetivo do seu site, informativo, consultivo ou um e-commerce, o resultado de um site estruturado é aumentar os seus negócios, auxiliando na hora da venda ou realizando a venda diretamente. 

Em um site informativo as pessoas tem de forma rápida e prática informações sobre sua empresa e serviços, facilitando a consulta dos internautas

No caso de um site consultivo, o site pode auxiliar e oferecer informações para que seu cliente finalize a compra, como por exemplo uma área com informações e preços dos produtos.

Já no caso do e-commerce, a venda é um self-service, o cliente, escolhe o que quer comprar e finaliza quando ele estiver mais confortável e a qualquer momento do dia, sem nem ao menos precisar ter uma interação direta com você.

Te convencemos que um site é essencial pra sua empresa?

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